Como vender mais do que todos os seus concorrentes?

Como vender mais

Não fazer o mínimo das ações que trago nessa postagem não é exatamente um crime, mas sem dúvida, pode ferrar e afundar o seu negócio de vez.

E as coisas podem se agravar muito com este nebuloso período que estamos vivendo, cada dia mais as pessoas estão deixando de comprar e a concorrência aumentando todos os dias.

Notei que diversos amigos que outrora eram empregados CLT, usufruiam de uma “certa estabilidade” perderam seus empregos e se arriscaram a empreender. Apesar de triste, tem um lado bom, que muitas pessoas estão empreendendo.

Você precisa ficar muito atento a tudo, principalmente às suas estratégias (Marketing e Comercial) e estruturação interna do seu negócio, caso queira se destacar dos demais, é claro!

E o que você  deseja fazer? Vender mais que todos os seus clientes juntos ou ser engolido pela concorrência?

Vamos vender muito mais que todos os concorrentes juntos?

Mas, antes precisamos fazer um acordo aqui, ok?

Você vai ler o que explico aqui e aplicar imediatamente após a leitura, de preferência hoje mesmo. Combinado?

Se não aplicar o resultado não vai aparecer. A escolha é sua, ok?

1º PASSO – TER CLAREZA

Como vender mais

Você precisa ter clareza de onde seu negócio se encontra nos dias de hoje e aonde quer chegar.

Será que sua empresa tem o mesmo posicionamento na sociedade que uma Coca Cola por exemplo?

É preciso bastante sinceridade própria para definir o Ponto A, o ponto que se encontra hoje. Assim, você terá mais clareza de onde quer chegar.

Ex: Ponto A – Tenho um faturamento de 20 mil/mês e meu Ponto B é atingir um faturamento de 100 mil/mês.

Agora você já tem uma meta a buscar e um caminho a percorrer.

Não se esqueça das pessoas que vão lhe ajudar nesse processo, tenha clareza de quem são e o que vão fazer. Isso evita bater cabeça.

O processo (pessoas e estratégias) é que vai levar a sua empresa do Ponto A ao Ponto B.

2º PASSO – O CLIENTE DO SONHO

Cliente perfeito

Você vai ouvir muitas pessoas falando sobre criação de personas, cliente ideal etc, mas eu gosto de dizer CLIENTE DO SONHO, ou CLIENTES DOS SONHOS.

Nesse passo, eu defino quem eu quero como meu cliente e vou em busca dele.

Eu defino que quero vender para o João, casado, pai de 2 filhos, empresário do ramo de alimentação (restaurante de alto padrão em SP), sabe que precisa investir em Marketing Digital pois está perdendo espaço para a concorrência, mas não sabe como fazer e nem tem tempo para aprender.

Agora, se eu pensar no Paulo, casado, pai de 2 filhos, empresário no ramo de alimentação (restaurante de alto padrão em SP), acredita que investir em Marketing é perda de tempo e dinheiro e que tem o sobrinho que resolve esse problema dele.

Entenderam a diferença? Em tese, são as mesmas personas, porém, João é o meu Cliente dos Sonhos. É nele que vou focar!

3º PASSO – DEFINIR SEU FUNIL DE VENDAS

funil de vendas

Um grande erro de quem tem um negócio físico é deixar de criar um funil de vendas e achar que só é usado em negócio online.

Você precisa ter um funil de vendas muito bem estruturado e todas as etapas claramente definidas.

É preciso saber o que fazer quando o cliente tem contato com o seu produto, serviço ou marca.

Dúvida que um funil de vendas funciona no seu negócio físico? Imagina 1000 pessoas passando em frente a sua sorveteria, dessas 1000 entram 100 pessoas.

Essas 100 pessoas vão escolher os sorvetes, vão perguntar, vão andar por toda a sua sorveteria e das 100 pessoas que entraram, somente 10 compram.

Seja sincero: Você sabe o motivo das 10 pessoas comprarem e as outras 90 não comprarem? Será o preço caro do sorvete? Você ofereceu uma opção de picolé, por exemplo?

Se você desenhar todas essas possibilidades, com certeza a pessoa que não pagou 20 reais em um sorvete de massa vai pagar 10 reais em um super picolé.

4º PASSO – CRIE CONTEÚDO

criação de conteudo

Se você tem um funil de vendas bem definido, vai entender que tipo de conteúdo é preciso para cada nível de consciência do seu cliente.

Saberá quem são os clientes de Topo de Funil e quais conteúdos criar para eles, os que já estão no Meio de Funil e o que eles querem consumir e é claro, saber o que oferecer para os clientes de Fundo de Funil.

Quando falo de conteúdo, é qualquer coisa que atraia a atenção do seu cliente e faça com que ele entenda que tem um problema e que o seu produto ou serviço é a solução para aquele problema. Ahhh…..Quando falo problema, quero dizer também desejos, ok?

No exemplo ainda da sorveteria, o cliente passa na porta da loja, ele não está querendo tomar sorvete e muito menos procurando uma sorveteria. Mas, se você consegue atrair a atenção desse cliente, ele vai entrar no estabelecimento. Ou seja, entrou no seu funil.

Com o cliente dentro da sorveteria, sua função é educar e mostrar a ele os sabores, a composição de cada sorvete e principalmente o valor único de cada produto.

Faça com que esse cliente passe de um consumidor frio para morno, faça com que ele sinta vontade de comprar o seu sorvete. Desperte esse desejo!

Feito isso, ele vai começar a escolher os sabores e experimentar algum, e se o sorvete for bom, ele vai comprar.

Entendeu como educar os seus clientes? Faça isso e vai aumentar muito as suas vendas.

5º PASSO – CRIE PÁGINAS DE CONVERSÃO

Landing Page

É muito importante que você tenha páginas específicas para cada produto ou serviço que esteja vendendo.

Se você faz um anúncio falando de carros importados e direciona esse visitante para carros nacionais, pode ter certeza que ele vai sair do seu site.

Crie páginas para todos os seus produtos e serviços, ok? Dá trabalho? Sim, dá muito trabalho, mas dá muito mais resultado.

Imagina então, no caso da sorveteria, o cliente vê uma propaganda na porta sobre um sorvete especial de limão. Ele vai entrar na sorveteria, aí você não vende mais aquele sorvete ou o vendedor o leva para experimentar o sorvete de abacate.

Já imaginou a frustração desse cliente?

Quantas vezes você entrou em uma loja atrás de uma roupa ou tênis da vitrine e não tinha o seu número?

Não presta mais o serviço ou não vende mais o produto? Simples, tire a página e propaganda do ar, tire a propaganda da frente da sua loja.

Pense sempre em trazer a melhor experiência ao usuário, não faça com que se sintam enganados.

6º PASSO – DIRECIONE O SEU PÚBLICO

Trafego da Internet
Trafego da Internet

Se você tiver um negócio no meio do deserto e não divulgar, pode ter certeza que ninguém vai até lá.

Agora, se nesse mesmo comércio lá no deserto você faz uma ótima divulgação mostrando o seu produto ou serviço como diferencial e, principalmente, divulgar para o público certo, o seu comércio no deserto vai lotar. É o mesmo procedimento a ser feito na sorveteria, na loja do deserto, na loja de carro, no consultório odontológico etc.

Você pode ter o melhor site, o melhor produto e serviço, mas se ninguém chegar até ele de nada vai adiantar, já que não vai vender.

Invista em tráfego orgânico e pago, vale muito a pena e suas vendas vão alavancar significativamente.

Lembre disso sempre: Onde há pessoas, há tráfego e potenciais clientes!

7º PASSO – VENDA E PÓS VENDA

Venda e Pos Venda

Vender nem sempre é a parte mais difícil do negócio, acredito que seja a parte até mais fácil do jogo do negócio. Muitas vendas acabam fluindo tranquilamente.

O segredo aqui está em vender mais, porém para a mesma pessoa. Concorda comigo que vender mais para a mesma pessoa fica muito mais barato do que vender para uma nova pessoa?

E como você vende mais vezes para a mesma pessoa? Simples, com uma experiência impecável de Pós Venda.

É preciso entender como o cliente se sentiu ao percorrer seu funil de venda, tirar o feedback seja ele negativo ou positivo e aplicar as correções.

Prestar assistência no pós venda sempre marca muito ponto positivo com os clientes e esses vão se sentir privilegiados pelo atendimento.

Se a experiência desse consumidor for boa, garanto que ele vai comprar sempre e o principal, vai indicar para os amigos. Esse cliente se tornará um embaixador da sua marca, e totalmente de graça.

Fez sentido tudo o que eu expliquei aqui?

Se sim, aproveite para marcar nos comentários alguém que vai se identificar com esses insights.

E não se esqueça, curta, compartilhe e marque seus amigos.


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