Google Meu Negócio: Domine essa poderosa ferramenta

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma poderosa ferramenta disponibilizada pelo Google com intuito de divulgar as empresas e facilitar na aquisição de novos clientes. É uma alternativa gratuita para fugir da avalanche de informações vindas nas pesquisas do Google.

O Google deixa bem claro nas suas páginas da importancia em ter o Google Meu Negócio ativado e ainda relata que as empresas que utilizam a ferramenta dobra a chance de ganhar a confiança dos seus potenciais clientes.

Podemos afirmar que as empresas que estão fora do Google Meu Negócio estão deixando dinheiro na mesa para a concorrência.

 

Índice do Artigo

Como funciona o Google Meu Negócio?

Eu quero que você imagine agora você caminhando em um deserto, como aqueles dos filmes; e em um determinado da peregrinação você se depara com um Outdoor. Isso mesmo, uma bela placa no meio do deserto!

Questione comigo: Qual é a efetividade de um Outdoor no meio de um deserto? Quantas pessoas passarão por ele? Qual é o público impactado por aquele anúncio? O retorno será positivo?

Posso garantir com 100% de certeza que você está pensando agora: Que anúncio furada. Acertei?

Pois é assim que funciona, quem não é visto não é lembrado

Por isso que o termo Como Aparecer no Google? é um dos mais pesquisados, pois as pessoas sabem que o Google é a melhor forma de aparecer para as pessoas interessadas no seu produto ou serviço. O Google Meu Negócio tem como escopo justamente esse, mostrar o seu Negócio aos interessados nele.

Leitura Recomendada:   O que é SEO? A Otimização de Sites que leva ao #1 do Google

Uma coisa que tenho notado é que poucas pessoas entendem o verdadeiro objetivo do Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é focado em unir os clientes à sua empresa através da pesquisa local. Essa pesquisa local tem como objetivo mostrar os comércios mais próximos a pessoa que está pesquisando.

Você já chegou em alguma cidade que não conhecia e pesquisou no Google para encontrar algo para comer, por exemplo?

As empresas listadas na resposta à sua pesquisa são empresas que fazem parte do Google Meu Negócio.

Vamos fazer um outro exercício mental: Você acabou de chegar em São Paulo e se hospedou em um hotel. Desfeita a mala, você vai procurar algo para comer. Imediatamente procura no Google por “Pizzaria”. Imediatamente o Google vai listar as pizzarias mais próximas a você.

Entendeu por que eu disse que o objetivo do Google Meu Negócio é unir você ao seu cliente?

Basta fazer a sua parte, ter uma ficha bem otimizada que o Google vai entregar clientes, ele vive para trazer benefícios e comodidade aos usuários.

Google Meu Negócio
Google Meu Negócio: Empresários de Sucesso

 

Como o Google entende a proximidade do cliente?

Já ouviu dizer que o Google é inteligente? Alias, muito inteligente!

O Google prioriza sempre os sites que geram melhor experiência para seus usuários, sendo assim, ele não poderia ser diferente. O Google dá o exemplo e tenta oferecer a melhor experiência possível para seus usuários.

O conceito Web 3.0 veio para confirmar e referendar a postura do Google de trazer a melhor experiência a quem usa seus serviços.

O Google Meu Negócio é um grande exemplo de entregar algo excepcional aliado com a sua inteligência. Ele consegue entender o contexto da pesquisa feita e tenta entregar o mais próximo do desejado.

Se você está na rua do seu hotel, não faz sentido o Google Meu Negócio mostrar uma pizzaria cerca de 15 km de distância, concorda?

É aí que nasce a experiência da Proximidade do Cliente. Essa experiência tem um nome: Busca Local ou Local Search.

Recentemente tivemos a Copa América no Brasil e as cidades receberam milhares de turistas para acompanharem os jogos.

Imagina um turista que chegou na Cidade de São Paulo para acompanhar um jogo e lá na Avenida Paulista ele pesquisou “Hotel em São Paulo”. Imediatamente o Google Meu Negócio entra na jogada identificando a localização exata da pessoa e apresentando os hotéis mais próximos dele.

O Google Meu Negócio vai mostrar a descrição do hotel, o endereço, a localização do mapa, o telefone para contato, o horário de funcionamento, a margem de preço, imagens postadas pelo hotel e por clientes e também as avaliações de pessoas que estiveram no local.

Você só vai ter o trabalho de escolher o que lhe agradou e fazer a reserva. Alguns empresários que sabem otimizar suas fichas no Google Meu Negócio já contam até com um botão ali mesmo de Reservar, é só clicar e reservar seu quarto.

Está entendendo a importância do Google Meu Negócio para decolar o seu Negócio local?

Então entenda definitivamente as vantagens de usar o Google Meu Negócio e pare de deixar dinheiro na mesa agora!

 

5 vantagens de usar o Google Meu Negócio

A principal vantagem de você estar no Google Meu Negócio é ter a chance de estar bem próximo do seu potencial cliente e ser achado a qualquer momento que a pessoa estiver próxima do seu estabelecimento.

Tudo que há dentro do Google Meu Negócio é totalmente gerenciável, exceto os comentários. Encare o Google Meu Negócio como uma potente Rede Social de Negócios Locais.

Vejo sim como uma Rede Social pois é possível enviar mensagem, curtir, comentar, dar like, enviar comentários e muitas outras coisas que vão aparecer durante o passar do tempo.

Acompanhe as 5 vantagens de se usar o Google Meu Negócio:

Divulgação Gratuita da sua Empresa

Você tem uma máquina 24 horas mostrando suas informações no maior centro de busca de informação do mundo.

Fique atento para indicar o NAP corretamente, pois isso conta muito ponto na hora de definir quem fica na frente nos resultados. NAP é a sigla de Name, Address and Phone, traduzindo, Nome, Endereço e Telefone.

Seja correto ao preencher esses dados, sob pena do Google Meu Negócio banir sua ficha.

Outra dica importante é você preencher corretamente o horário de funcionamento e principalmente em quais feriados você funcionará ou se o seu estabelecimento ficará fechado.

Existe um espaço para que você possa divulgar seu site, mas se não tiver um site, o Google Meu Negócio disponibiliza para você de graça.

Conseguir novos clientes

Uma estratégia muito boa para atrair visitas a sua ficha é colocar bastante foto.

Como uma Rede Social, o Google Meu Negócio prioriza muito material visual pois ele percebeu que os visitantes valorizam muito esse tipo de conteúdo.

Quem nunca ouviu aquele ditado de que “Uma Imagem vale mais que mil palavras”? Use e abuse das imagens e videos.

O Google Meu Negócio é tão potente que oferece a possibilidade de colocar o famoso “Tour Virtual“. Imagina que legal você colocando uma filmagem de todos os ambientes do seu Negócio?

Estimule seus clientes a postarem fotos que eles tirarem no estabelecimento, isso faz com que a confiança no seu Negócio aumente muito mais.

Interação ativa com os clientes

Lembra quando falei que o Google Meu Negócio pra mim é uma Rede Social de Negócios? Então, outra excelente ferramenta que ele disponibiliza é a interação com os seus visitantes.

Do próprio Google Meu Negócio seus clientes podem enviar mensagem para a sua empresa e você pode responder tanto do site quando do aplicativo do Google Meu Negócio.

O Google foi feliz ao instalar essa espécie de chat para o possível consumidor tirar dúvidas ou até mesmo falar com a sua empresa.

Visualizar relatórios completos

Dentro do seu aplicativo do Google Meu Negócio você consegue ver todas as movimentações feitas pelos usuários que interagem com a sua ficha.

O Google oferece uma ferramenta muito boa de análise de dados que lhe permite saber dados importantes através do menu Insights. Lá você consegue ver quem fez pesquisa direta, quem descobriu sua ficha através de uma pesquisa por categoria bem como saber as consultas que são usadas para encontrar a sua empresa.

Outra importante informação dada é aonde seus clientes conseguiram visualizar a sua ficha. Além da pesquisa no Google, é possível acessar o Google Meu Negócio através do Google Maps e lá no menu Insights você também consegue ver quantas pessoas visualizaram pelo Maps e quantas viram pela pesquisa do Google.

As ferramentas ainda não acabaram. Que tal você saber quais ações os visitantes fizeram no seu Google Meu Negócio? Saiba que isso é possível.

Você consegue ter um controle de quantas pessoas acessaram seu site, quantas pessoas solicitaram rotas, quantas pessoas ligaram para você e também a quantidade de mensagem recebida.

Um relatório que acho bem interessante é o da visualização das fotos. Nele você consegue ver um paralelo entre as visualizações do seu Google Meu Negócio e dos seus concorrentes, onde o Google trata como empresas como a sua.

O Google Meu Negócio também oferece diversos insights sobre como os clientes interagem com a sua empresa na web. É possível ter indicativos sobre as ações dos usuários, como: quantos clicaram no site, traçaram uma rota para chegar até sua empresa ou ligaram, entre outras informações.

Publicar promoções

Imagina o quão legal seria se você pudesse fazer promoções para seus potenciais clientes se interessarem pelo seu Negócio e de graça. Imaginou? Pois é, o Google Meu Negócio permite você fazer isso facilmente.

Ele permite a publicação de ofertas, também lhe permite fazer promoções e ações sazonais, e caso tenha algum novo produto, lá é o lugar certo para mostrar aos seus potenciais clientes.

É, sem dúvida, uma excelente estratégia para atrair a visão do seu público para que comecem a interagir e conhecer a sua empresa.

Lembrando que é tudo de graça, ok?

Leitura Recomendada:   Método 8PS: Veja como vendi em 2 dias o que vendia 30 dias

Passo a Passo de como se inscrever no Google Meu Negócio

Quero pensar que até aqui, neste exato ponto deste artigo, você já deva ter se convencido de que o Google Meu Negócio realmente é algo vital para o crescimento da sua empresa. Acertei mais uma?

Se a resposta foi sim, agora você vai aprender a entrar no Google Meu Negócio e ver como é fácil. Veja esse passo a passo para incluir sua empresa no Google Meu Negócio:

  1. Você deve ter uma conta no Gmail (caso não tenha, clique aqui para criar uma gratuitamente);
  2. Próximo passo é acessar a página do Google Meu Negócio e clicar no botão “Comece Agora”;
  3. Em seguida você deve seguir os passos da ferramenta, coisa simples, não precisa se assustar;
  4. Você deve preencher todas as informações corretas e confirmar o seu cadastro no Google Meu Negócio;
  5. Você receberá uma carta no endereço cadastrado com um Pin (senha) para confirmar o endereço. O prazo médio e de 15 dias.
  6. Quando a correspondência chegar, acesse novamente o site do Google Meu Negócio e insira o Pin no Campo Confirmação de Propriedade;
  7. Aproximadamente umas 2 semanas sua empresa já está aparecendo e recebendo informações do Google Meu Negócio;
  8. É de extrema necessidade você otimizar o seu Google Meu Negócio. Caso não saia como otimizar, clique aqui e fale com nosso especialista em Google Meu Negócio;
  9. Só monitorar e movimentar a potencia chamada Google Meu Negócio.

Principais Dúvidas que recebemos sobre o Google Meu Negócio

Eu consigo aumentar o engajamento para meu site através do Google Meu Negócio?

Sim, absolutamente. O Google Meu Negócio é uma das mais poderosas fontes orgânicas de tráfego qualificado para o seu site. É necessário adotar uma boa estratégia de palavra-chave no conteúdo que certamente você terá muitas visitas vindas do Google Meu Negócio.

Como eu posso confirmar a propriedade do Google Meu Negócio?

Existem algumas formas que são apresentadas para pessoas diferentes. Eu já tive a confirmação via SMS e também já confirmei por Video-Conferência, mas o habitual ainda é via cartão postal.

O prazo médio é de 15 dias, mas há situações que leva mais tempo. Já ocorreu comigo a situação de não chegar a carta, neste caso eu pedi confirmação via Video-Conferência.

Eu preciso mudar o endereço da minha empresa no Google Meu Negócio. Como faço?

É bem simples, você só precisa ir na aba informações e editar o endereço.

A alteração surte efeito imediato, mas há casos em que o Google Meu Negócio deixa pendente para analisar essa alteração. Evite alterar várias vezes o endereço pois certamente sua conta será suspensa.

Como as pessoas podem avaliar minha empresa no Meu Negócio?

É bem simples. No aplicativo há uma área que o Google Meu Negócio já deixa o seu link encurtado e pronto para copiar e colar. Clique aqui e veja como funciona.

Outra possibilidade é através do Google Maps. A pessoa navega até a sua propriedade, clica no Pin que está definindo a sua empresa e no lado aparecem todas as informações, basta clicar em Avaliação e deixar o comentário. Se não quiser navegar, é só digitar o nome da sua empresa que também funciona.

Eu posso ter mais de uma propriedade (ficha) na mesma conta?

Sim, com certeza é possível e até recomendado para ter um melhor controle principalmente se você gerencia várias fichas.

É bem simples, você deve clicar no painel de gerenciamento do Google Meu Negócio e e escolher “Adicionar Novo Local”. Daí é só seguir os passos guiados pelo Google Meu Negócio.

É importante fazer postagens no Google Meu Negócio?

Sim. Crie o máximo de conteúdo possível, coloque botões de ações condizentes com os conteúdos apresentados, coloque vídeos e otimize ao máximo o seu Google Meu Negócio.

Fazendo isso, você vai notar o engajamento com seu público alvo acontecendo.

Como posso na pesquisa se minha empresa está aparecendo no GMB?

Com a localização do seu navegador ativada, digite o nome da sua empresa e veja se o Meu Negócio exibe as informações.

Outra possibilidade é pesquisar o nome da sua empresa + nome da sua cidade, exemplo: Hypercriativo Mogi das Cruzes.

Minha empresa não aparece no Meu Negócio. O que fazer?

Antes de tudo, você precisa verificar no seu Google Meu Negócio se a sua ficha está ativa ou se o Google a suspendeu. Se estiver ativa, basta otimizar para a palavra que deseja ser encontrado.

Uma pessoa colocou uma foto que prejudica minha empresa. Como proceder?

Você deve ir ao seu painel de gerenciamento do Google Meu Negócio, clicar na foto e logo em seguida Denunciar Image.

Algumas vezes o Google Meu Negócio pede uma justificativa, basta dizer que a imagem não condiz com o seu Negócio. Em menos de uma semana essa foto estará fora da sua ficha.

Meu cliente errou na avaliação. Ele fez um comentário positivo mas assinalou com apenas 1 estrela. E agora?

Infelizmente não há que fazer, uma vez que o Google não controla as avaliações dos clientes. A saída que temos adotado aqui na agência é responder o comentário de forma que as pessoas identifiquem que foi um erro e no próprio comentário sugerir que seja reeditada a avaliação.

Imediatamente quando você responde um comentário, o avaliador é notificado e recebe a sua resposta.

Minha empresa atua em dois segmentos diferentes, o que eu faço?

Essa é uma dúvida que leva muitas fichas a suspensão. A dica que dou e que usamos muito aqui é a seguinte: Se a empresa usar o mesmo nome nos dois segmentos utilize apenas uma ficha, mas se usar nomes diferentes, você pode criar duas fichas separadas tranquilamente.

Tenha em mente que se for criar duas fichas, elas serão manuseadas separadamente.

Trabalho em Home Office e não quero disponibilizar meu endereço, mesmo assim posso usar o Google Meu Negócio?

Sim, é possível. Você precisará marcar a opção de não divulgar o endereço mas não pode se esquecer de selecionar as áreas de atuação da sua empresa.

Essas áreas podem ser por cep, bairro, cidade, estado e país.

Gostaria de deixar sem a opção de comentários. É possível?

Não é possível. O Google Meu Negócio serve também, dentre outras coisas, mostrar a qualidade da prestação de serviços através das avaliações.

Por conta das avaliações, é possível tomar uma decisão importante de fazer Negócio ou não fazer.

A Hypercriativo Agência de Marketing Digital pode gerenciar o meu Google Meu Negócio?

Sim, é possível. As agências podem gerenciar diversas fichas, bastando nos conceder privilégio de administrador da sua ficha no GMB.

Como proceder em caso de várias filiais?

É bem simples. Neste caso você precisa agrupar todas as fichas de filiais.

Eu trabalho em uma empresa que já tem um cadastro que foi feito por um ex-funcionário. É possível mudar o email para a minha conta?

Só é possível via Google Meu Negócio se você souber a senha de acesso a ficha. Caso contrário, você precisará fazer contato com o Google através do telefone e passar por uma avaliação interna.

O Site que o Google fornece é uma boa opção?

Não recomendo usar o site do Google Sites. O GMB fornece um site bem simples e sem estrutura e você deve usar caso ainda não tenha um site, mas é altamente recomendado ter um site institucional devidamente otimizado e estruturado. Podemos criar um muito Top para você =0)

Qual é a origem dos resultados de pesquisas que vejo no painel do Google Meu Negócio?

São originados exclusivamente da pesquisa do Google e Google Maps.

Como posso aumentar os comentários da minha empresa no Google Meu Negócio?

Você pode solicitar as pessoas próximas que tem contato com a sua empresa e que pode atestar os seus serviços bem como os clientes e ex clientes.

Vale ressaltar que as avaliações positivas são de extrema importância para seu GMB se destacar.

Consigo excluir um comentário que me ofende?

Os comentários não tem como excluir, mas caso haja conteúdo ofensivo você pode denunciar ao Google.

Onde as pessoas vão encontrar a minha empresa?

A sua ficha vai ser exibida na pesquisa do Google e no Google Maps.

Vocês gerenciam o meu Google Meu Negócio?

Sim. somos especializados em aumentar a visibilidade da sua empresa através do GMB.

Vocês mandam relatório?

Sempre que configuramos uma nova conta, o cliente recebe um usuário e senha para acompanhar todas as ações realizadas bem como os relatórios.

O que tem de diferente entre o GMB e a busca orgânica do Google?

Basicamente, a busca orgânica entrega como resultado tudo que há em nome da empresa, isso quer dizer Facebook, Sites, Noticias de terceiros etc. Já o Google Meu Negócio é um conteúdo suplementar a busca orgânica, uma vez que você não tenha redes sociais ou site, suas informações serão exibidas.

Chegamos ao fim desse artigo sobre o Meu Negócio e espero que tenha aprendido um pouco sobre essa importante ferramenta que está a nossa disposição.

Caso haja dúvidas, por gentileza comente abaixo.

Um forte abraço e avante!

Gostou do Artigo? Compartilhe para seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Anderson Melo

Anderson Melo

CEO da Hypercriativo Marketing Digital, Especialista no Método 8 P'S e Faixa Preta de Jiu Jitsu

Ver todas as postagens do autor

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agencia de Marketing Digital

DEFINIÇÃO DE CLIENTE IDEAL, ANÁLISE DE PRODUTO E MERCADO

Agencia de Marketing Digital

Dados Demográficos

Quem é o Seu Cliente Ideal e o que ele faz em sua vida?

Quais línguas seu Cliente Ideal fala?

Dados Situacionais

Qual é a dor ou desejo que seu Cliente Ideal tem?

Dados Comportamentais

Quais são os interesses do seu Cliente Ideal?

Agencia de Marketing Digital

Definição de Produto

Forma ideal de visualizar claramente o seu produto

Relação Produto-Cliente

Vamos entender como o seu produto é visto pelos clientes

Análise de Concorrência

Vamos entender melhor com quem vamos brigar e quais armas usar

Quais são os seus concorrentes diretos?

Agencia de Marketing Digital

Crenças Limitantes

São crenças que não deixam seu cliente comprar o seu produto. A mais tradicional é: "Não tenho dinheiro!"

Agencia de Marketing Digital
× Como podemos te ajudar?