O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing e como ele pode te ajudar?

Neste artigo você vai aprender o que é Inbound Marketing e a grande importância que ele tem no Marketing atual. Você vai aprender também as principais ferramentas de Inbound Marketing e as estratégias que vão levar seu negócio ao sucesso.

 

Muitas pessoas hoje não sabem o que é Inbound Marketing, mas são expostas a ele diariamente. Se você é uma dessas pessoas, fique comigo até o fim e aperte o cinto que vamos aprofundar nesse tema.

Aos poucos a palavra Inbound Marketing está sendo inserida no contexto do Marketing Digital brasileiro, mas fora do Brasil, o Inbound Marketing já é uma realidade de muito sucesso há alguns anos.

Tecnicamente, o Inbound Marketing é uma poderosa estratégia que utilizamos para atrair tráfego (visitantes) para o site e transformar esses visitantes até que eles se tornem Leads ou Buyers (compradores dos seus produtos ou serviços).

Conhecer afundo o que é Inbound Marketing deixou de ser uma escolha e se tornou uma obrigação para quem quer empreender no mundo digital e principalmente para os profissionais de Marketing Digital.

Sem sombra de dúvidas, o Inbound Marketing é uma das mais poderosas ferramentas de Marketing Digital da atualidade.

 

Por que usar o Inbound Marketing?

Cada dia mais o Marketing de Relacionamento está tomando conta do mercado e engolindo o marketing convencional.

O Marketing tradicional que a grande maioria das pessoas estão acostumadas já não tem mais espaço como antes. Éramos acostumamos a oferecer diretamente os produtos e serviços, hoje notamos que os consumidores estão resistindo a esse tipo de abordagem.

 

O Novo Marketing

Inbound Marketing veio para solucionar esse grande problema. Ao invés de abordarmos diretamente os potenciais compradores, passamos a construir uma relação bem próxima.

Se no método tradicional temos o oferecimento direto do produto ou serviço, no Inbound Marketing temos uma construção de conexão bem forte para então oferecermos algo.

Segmentação de Público

Uma poderosa arma do Inbound Marketing é a possibilidade de segmentar todas as ações para um público realmente interessado no seu tema.

No trabalho do Inbound Marketing desencadeamos ações específicas que visam despertar o interesse de um determinado público, são pessoas que tem interesse no assunto e que são potenciais compradores.

Com esse público segmentado e quente, trabalhar eles dentro do funil de conversão é bem mais fácil e barato em relação aos leads frios que não são segmentados pelo Inbound Marketing.

ROI Elevado

Não se pode negar que a taxa de conversão de uma campanha de Inbound Marketing é bastante elevada em relação a campanhas utilizando o Marketing Tradicional.

Analisando friamente, só o quesito de ter uma taxa de conversão mais elevada já é fator preponderante para utilizar o Inbound Marketing.

Uma das coisas que mais inflacionam nos dias de hoje são as mídias pagas. Cada dia mais os preços do Google Ads e Facebook Ads estão tomando rumos estelares, ficando caríssimos em vista do que era a 2 anos atrás.

Hoje, com uma campanha de Inbound Marketing você consegue economizar algo em torno de 60% em vista de campanhas do Marketing Tradicional.

Em tempos que as empresas enxugam gastos cada dia mais, uma economia nesse sentido é vista com bons olhos por qualquer empresário ou profissional liberal.

Como funciona o Inbound Marketing?

 

Metodologia de Inbound Marketing
Metodologia de Inbound Marketing

O que é Inboud Marketing e como ele pode lhe ajudar

O que você aprender até agora foi o suficiente para despertar a vontade de implantar o Inbound Marketing imediatamente nos seus projetos?

Então vamos aprofundar um pouco mais!

A partir deste momento vamos entender como o Inbound Marketing funciona e quais são as suas principais ferramentas de trabalho que fazem ele ser esse grande foguete.

Veja esse paralelo entre Inbound Marketing e Outbound Marketing:

  • Outbound Marketing
    • Você vai diretamente em busca do cliente;
    • Você oferece o seu produto ou serviço logo no primeiro contato;
    • É um tipo de venda ativa.
  • Inbound Marketing
    • O cliente vem até você;
    • Você disponibiliza conteúdos gratuitos de interesse do cliente;
    • Você gera um laço muito forte de confiança;
    • O cliente decide o que quer receber de conteúdo;
    • O cliente decide o momento da compra

Cada dia mais o cerco para o Outbound Marketing está se fechado, as pessoas não estão aceitando mais as vendas como eram feitas anteriormente.

Com a chegada do Inbound Marketing, essa dor está sendo sanada por conta da abordagem menos agressiva e por conta da geração de vínculo entre empresa e potencial cliente.

Aprendi uma frase com Conrado Adolpho que uso todos os dias: “Produtos e Serviços não vendem, o que vendem são histórias e histórias geram conexões”.

Partindo desse princípio, dificilmente você consegue gerar alguma conexão com o potencial cliente trabalhando no Outbound Marketing.

De outra forma temos o Inbound Marketing que faz o oposto do proposto pelo Outbound Marketing.

Você oferece algo de muito valor para aquela pessoa que vai consumindo o seu conteúdo, sem pagar nada. Essa doação gera um vínculo muito forte e desperta o gatilho mental da reciprocidade.

Chegará em um dado momento que a conexão entre sua empresa e o potencial cliente é tão grande que o esforço para vender será quase nenhum. Bem abaixo do que teria com o Outbound Marketing.

Temos que ter a noção que os potenciais clientes estão no controle da situação. Eles decidem o que ver, a hora que querem ver e quando vão ver.

Isso se traduz nas compras, eles decidem o que comprar, onde comprar, como comprar e quando comprar.

Quem percebeu isso deu um salto largo na frente da concorrência.

 

Estratégias de Inbound Marketing

Todos os dias vejo pessoas falando de estratégias como se fosse algo simples e com pouca importância.

Costumo dizer que a estratégia é o motor que te leva do Ponto A (situação atual do seu negócio) ao Ponto B (situação desejada do seu negócio).

Dito isso, há que se ressaltar a grande importância de se traçar uma estratégia forte e poderosa, senão você ficará na metade do caminho no percurso do Ponto A ao Ponto B.

A base da estratégia do Inbound Marketing é a produção de conteúdo de muita relevância e qualidade para o seu público consumidor.

O grande erro que noto nessa fase é que as pessoas geram conteúdos aleatórios, sem qualquer relação com a necessidade do público que você deseja atingir.

Grave bem essa frase: “Produza algo que sane a dor ou desejo do seu público”.

Com o conteúdo relevante pronto, chegou a hora de distribuir aos leitores.

Aqui na Agência Hypercriativo nós usamos alguns canais para levar esse conteúdo até os nossos leitores, veja:

Leitura Recomendada:   O que é SEO? A Otimização de Sites que leva ao #1 do Google

Essas ferramentas são as primordiais para fazermos nossas campanhas de Inbound Marketing funcionar corretamente, mas vale aqui o alerta: Todas as ferramentas devem trabalhar juntas para maximizar o resultado pretendido.

Se você notar, eu mencionei sobre a criação de conteúdo relevante logo acima. Essa modalidade conhecemos como Marketing de Conteúdo.

Muitas pessoas acabam confundindo o Marketing de Conteúdo com o Inbound Marketing. Vale aqui a ressalva de que o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta e arma poderosíssima dentro do Inbound Marketing.

FAZER UM ARTIGO = A DIFERENÇA ENTRE INBOUND MARKETING E MARKETING DE CONTEÚDO

Canais do Inbound Marketing

Passadas as explicações sobre o que é o Inbound Marketing, vamos aprender um pouco mais o que é cada canal no Inbound Marketing e como funciona.

Blog

O blog é a ferramenta onde publicamos todos os conteúdos através de artigos, conhecidos como blog posts.
Na minha concepção, toda marca deveria ter um blog associado ao seu site, pois é ali o beginning of work (inicio dos trabalhos).
Através das postagens do Blog que conseguimos atrair visitantes interessados no conteúdo e lá conseguimos trabalhar os funis de conversão.
O blog deixou de ser diversão e se tornou em ferramenta fundamental para o bom desempenho de uma campanha de Inbound Marketing.

Mídias Sociais

É através das mídias sociais que potencializamos a entrega dos conteúdos publicados nos blogs.
É nas Redes Sociais que conseguimos alcançar a grande massa e conseguir engajamento com o nosso potencial consumidor.

SEO

Um dos canais mais importantes e também mais disputado no Inbound Marketing é o SEO.
Nos dias de hoje não se pode pensar em deixar um site sem otimização para os mecanismos de buscas ainda mais quando se pensar no Google, o maior meio de busca de conteúdo da internet.
Os conteúdos devem seguir o mesmo ritual dos sites, devem passar por um trabalho minucioso de SEO para conquistar as melhores posições nas pesquisas do Google.
Um ótimo trabalho de SEO no seu conteúdo fortalece muito o seu trabalho de Inbound Marketing atraindo mais visitantes para consumires os seus conteúdos.

Landing Page

As Landing Pages são as portas de entrada do público-alvo no seu funil.
A sua Landing Page deve ser muito bem desenvolvida, com ótimas argumentações textuais e com ferramentas de conversão para não perder a visita.
Quando pensamos nessas páginas temos que ter em mente que o menos é mais. Coloque o menos com qualidade e converta muito mais.

Gere Leads com Inbound Marketing

Como vimos acima, a função do Inbound Marketing não é fazer a venda logo de imediato. Se conseguir vender imediatamente é excelente, mas tenha em mente que a sua função é fazer com que os visitantes sigam dentro do seu funil de vendas.

Uma poderosa ferramenta de geração de Lead

Não veja o Inbound Marketing como uma estratégia que vai converter de imediato. Pense no Inbound Marketing como uma grande máquina geradora de Leads que vão entrar no seu Funil de Conversão e lá você o transformará em potenciais clientes.

Dito isso, atraia bastante Lead e deixe eles bem aquecidos em sintonia com o seu conteúdo, só depois do elo criado você começa a oferecer algo para venda.

Para entender um pouco mais sobre o Funil de Vendas, recomendo fortemente a leitura no nosso artigo abaixo:

MÉTODO AIDA: O MAIS PODEROSO FUNIL DE VENDAS DO MARKETING DIGITAL

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, chegou a hora de implantar as ações.

Qual estratégia você usaria hoje?

Comente abaixo e vamos debater!

Um forte abraço e até a proxima

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Anderson Melo

Anderson Melo

CEO da Hypercriativo Marketing Digital, Especialista no Método 8 P'S e Faixa Preta de Jiu Jitsu

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